A DANÇA TERRA-ESTRELA


Propósito: Integrar os elementos da Terra e das Estrelas dentro de nossos próprios seres.

Para ser dançada com a música: “Dança Terra-Estrela”, por Omashar.
Clique aqui para acesso à Música: DANÇA TERRA-ESTRELA: Agora disponível em CD ou download!

Duração: 33 minutos.

Traduzido por Andre B. Souza

         

A Dança Terra-Estrela simboliza a União Sagrada entre os nossos elementos Terra & Estrela, que habitam no próprio cerne de nossos seres. Cada um de nós engloba, em sua composição, um Ser de cada uma das polaridades: temos nosso Ser Terra e nosso Ser Estrela. Quando conseguimos expressar plenamente cada uma dessas polaridades, que geralmente estão embaralhadas ou confusas, estamos prontos para nos unir a um grau de consciência da Unidade ainda maior. E a poderosa Dança Terra-Estrela consegue fazer isso.

De agora em diante, prepare-se para se comportar de forma desinibida, para parecer um ser estranho, para se atirar de cabeça nesta maravilhosa dança, à medida em que ativa partes de si próprio que nunca antes havia sentido. Todos os seus movimentos deverão ser enfatizados, quase que exagerados, à medida em que você dá vida às energias de Terra & Estrela em você. Quanto mais vocês conseguirem incorporar essas energias primordiais, mais se verão transformados.

Antes que você inicie esta dança, deverá escolher um(a) parceiro(a). Dê uma boa olhada para gravar como são os detalhes dos pés do(a) seu(ua) parceiro(a), pois é apenas através deles que você o(a) irá identificar numa fase posterior da dança.

         

PRIMEIRA FASE: OS SERES TERRA

A música se inicia com um ritmo profundo e pulsante, característico dos Seres Primordiais da Terra que habitam sob a superfície do Planeta. Nessa primeira fase todos dançam sozinhos, com passos pesados, grosseiros e barulhentos, primeiro apoiando sobre um pé, depois sobre o outro, muito curvados em direção ao chão e com os joelhos fletidos. Os Seres Terra sentem a pesada atração da gravidade e SEMPRE olham apenas para o chão. A cada passo, o Ser Terra se funde mais e mais com a Terra; pisando pesado, respirando pesado, eles lhe pertencem totalmente.

Enquanto dançam, os Seres Primordiais da Terra emitem ruídos graves, sons guturais ou rosnados. Seus dedos ficam recurvados como punhos ou garras. Lembrem-se: Seres Terra só olham para baixo!

         

SEGUNDA FASE: OS SERES ESTRELA

Após um breve período, a música irá mudar abruptamente para o ritmo mais leve dos Seres Estrela, que giram graciosamente com seus braços apontados para o céu, olhos SEMPRE dirigidos para o céu, com uma expressão de alegria e êxtase sem limites. Eles são seres leves como plumas, alongados, mal tocando o chão. Quando houver esta mudança na música, todos nós simultaneamente nos tornamos Seres Estrela. Esses Seres Estrela emitem sons de contentamento, delicadas canções de leveza.

Desse momento em diante, cada vez que houver uma mudança no ritmo da música, todos os participantes alternarão entre a personificação dos Seres Terra e dos Seres Estrela.

         

TERCEIRA FASE: ENCONTRANDO O(A) SEU(UA) PARCEIRO(A)

Após um período aproximado de 5 minutos disso, haverá outra mudança perceptível na música, com a introdução de sons parecidos aos de flautas (ou seriam sinetas?). Isso significa que está na hora de encontrar o(a) seu(ua) parceiro(a). (Durante as fases um e dois, é aconselhável que vocês procurem se manter mais ou menos próximos e saibam onde cada um se encontra durante as fases em que dançam como só Seres Terra ou só Seres Estrela.) Quando se encontram, vocês se unem da seguinte maneira: cada um pegando no antebraço esquerdo do outro, segurando logo abaixo do cotovelo. Quem for Ser Terra pegará firmemente no braço do companheiro, enquanto que aquele no papel de Ser Estrela segurará só de leve.

UM DE VOCÊS SERÁ UM SER TERRA E O OUTRO SERÁ UM SER ESTRELA. (Isso significa que um de vocês estará sempre dançando com a música apropriada e o outro não.) Vocês precisarão escolher os papéis, seja conversando antes, seja sentindo a intuição e decidindo em cima da hora.

E não se esqueçam de emitir os sons característicos dos Seres Terra e seres Estrela enquanto dançam.

É MUITO IMPORTANTE que você NUNCA olhe para o(a) seu(a) parceiro(a) durante essa fase da dança. Nessa fase, cada vez que a música mudar, os parceiros vão trocar o lado em que se seguram; soltam o braço do(a) parceiro(a) que estão segurando e pegam no seu outro braço (direito x direito, esquerdo x esquerdo e assim por diante). O Ser Terra se ergue e facilmente se transforma em Ser Estrela, enquanto que o que antes era Ser Estrela começa a se afundar e se transforma em Ser Terra.

         

QUARTA FASE: A SAGRADA FUSÃO

Após um período aproximado de 7 minutos, por aí --- se você estiver dando tudo de si nessa dança, isso vai parecer uma eternidade --- vai haver ainda uma outra mudança na música; ela vai se elevar e se tornar mais celestial. Assim que começar essa mudança, paramos de dançar e mantemos nossas posições finais como Seres Terra ou Estrela. Então, BEM DEVAGAR, soltamos gradativamente o braço do(a) parceiro(a) e os Seres Terra vão mais fundo, enquanto que os Seres Estrela sobem mais alto em direção ao céu.

NESTA FASE, É MUITO IMPORTANTE QUE CADA UM FAÇA ISSO DEVAGAR (USE O SEU TEMPO!) E REALMENTE SINTA A COISA! Se você quiser, poderá utilizar até dez minutos para isso.

Então, os Seres Terra e Estrela começam juntos a sentir o primeiro impulso de mudança maciça. Um impulso profundo os percorre, instando os Seres Terra a se elevar rumo às alturas do Desconhecido. Ao mesmo tempo, os Seres Estrela sentem que algo os puxa para baixo, para um lugar onde nunca estiveram antes.

Muito lentamente, os Seres Terra iniciam a sua jornada para o alto, rumo às estrelas, enquanto que os Seres Estrela sentem a premência de descer à matéria. Mas de forma gradual, cada um de vocês está sendo levado ao Desconhecido.

Após certo tempo, você se dá conta de não estar sozinho, sentindo ao seu lado a presença física de um outro ser, muito diferente de você próprio. Trata-se de uma revelação surpreendente. POR FAVOR, VÁ DEVAGAR; considere que está se passando uma grande transformação dentro do próprio centro do seu Ser. Uma experiência que será tão profunda quanto você permita que ela seja.

Até este instante, nenhum de vocês estava consciente da presença do outro. Vocês ficam surpresos ante a possibilidade de existirem seres assim tão diferentes. Trata-se do ser mais estranho que você jamais viu. O primeiro contato entre vocês dois pode ser um leve toque ou uma visão de relance. O primeiro contato visual cara a cara pode freqüentemente se mostrar penoso, assim vá devagar; deixe que as coisas fluam de maneira vagarosa e suave. O medo do Desconhecido gradativamente começa a dar lugar a uma sensação de maravilhamento, à medida em que você começa a se abrir cada vez mais em direção ao(à) seu(ua) parceiro(a). Vocês estão fundindo os aspectos Terra & Estrela em uma plena e Sagrada União, até se transformar em Um Ser Unificado Terra-Estrela.

         


QUINTA FASE: A DANÇA DO CORAÇÃO ÚNICO

Os Seres Terra-Estrela completos que resultaram desse processo de fusão agora erguem seus braços até a postura do Coração Único (palmas voltadas para frente, em direção ao(à) parceiro(a)) e lentamente dançam de um lado para o outro como UM. (Vocês podem fazer assim: pisar para o lado esquerdo com o pé esquerdo, então trazer o pé direito junto do esquerdo sem pisar, voltar a abrir e apoiar o pé direito; então trazer o pé esquerdo junto do direito e assim por diante, numa espécie de “valsinha um prá lá-um prá cá”.) As mãos dos parceiros estão erguidas e com os dedos alinhados, mas sem se tocar.

AQUI A CHAVE É SE COMPORTAR DE MANEIRA DELICADA E SUTIL, com sereno júbilo, no sentimento da sublime Sagrada União.

Uma vez nessa sintonia, os parceiros graciosamente começam a se afastar, andando para trás e assim expandindo a sua Unicidade, sentindo o seu Coração Único como um grande manancial de Essência compartilhada.

POR FAVOR, EVITEM ENCARAR FIXAMENTE O(A) SEU(UA) PARCEIRO(A) nessa fase, pois isso só fará enfraquecer a energia do Coração Único. Ao invés, concentrem-se nesse manancial do Coração Único.

Agora chegou a hora de mudar de parceiro ao acaso, alinhando-se como o Ser Único com quem quer que seja que você encontre, até que todos se transformam em Um Único, Vasto, Ser Terra-Estrela. Uma vez que isso tenha sido logrado, podemos nos mover livremente entre nós na posição do Coração Único, suavemente inundando-nos uns aos outros com o nosso amor.

         


Segunda execução da DANÇA TERRA-ESTRELA:

A Dança Terra-Estrela tem duração aproximada de trinta minutos e, sempre que possível, deve ser dançada duas vezes seguidas. Se vocês preferirem, dessa vez podem começar a Dança pela Terceira fase, na qual os parceiros dançam juntos. Mantenha o(a) mesmo(a) parceiro(a) da outra vez e certifique-se que quando chegar à Terceira fase, você a comece encarnando o tipo de Ser oposto ao último Ser que você encarnou na primeira dança. (Por exemplo, se no final da Quarta fase da primeira dança você terminou encarnando um Ser Terra, comece a Terceira fase da segunda vez encarnando um Ser Estrela, mantendo a série.) Isso faz com que você consiga vivenciar ambas as polaridades.

Conteúdo integral: copyright 1991-2009 por Solara. Todos os direitos reservados.