A Dança do Lótus pode ser feita até com poucas pessoas, como seis. Primeiramente formem dois círculos concêntricos com um número igual de pessoas. (Se você tiver um número ímpar de pessoas, você pode colocar uma delas no centro do Coração do Lótus.) O círculo interno dá as mãos. (A palma da mão direita para baixo e a palma da mão esquerda para cima) enquanto o círculo externo ocupa os Espaços-Entre as pessoas do círculo interno. Lentamente, o círculo externo colocará seus braços POR BAIXO das mãos dadas do círculo interno, alcançando suas mãos através dos troncos do círculo interno até que eles toquem as mãos com seus vizinhos próximos no círculo externo. (A palma da mão esquerda sempre para cima e a palma da mão direita sempre para baixo).
Depois de um tempo de talvez onze segundos mais ou menos, o círculo interno irá sentir que é hora de soltar as mãos BEM DEVAGAR e levá-las a posição do Coração Único antes de dar dois passos para trás. Ali eles param e ancoram a energia bem fundo na Terra antes de levantar seus braços para cima e para fora enquanto expiram o puro Amor do Coração de Lótus para todos.
Em seguida, com um movimento de graciosa entrega, eles esticam os braços devagar para os lados. Então eles se movem para frente e colocam seus braços por baixo dos braços do círculo interno para dar as mãos na frente dos troncos do círculo interno existente.
Após alguns momentos nos quais ambos os círculos estão entrelaçados em uma intensa Unidade, o antigo círculo interno irá levantar suas mãos para o Coração Único, dar um passo atrás e repetir o processo. Assim as pétalas do Lótus se abrem, se expandem e retornam a uma Unidade cada vez mais profunda.
Durante toda a Dança, o círculo interno irá representar e ancorar a pureza de Amor do Coração de Lótus enquanto o círculo externo expande o Amor de Lótus para fora.
A Dança do Lótus pode ser concluída a qualquer momento depois que o grupo se sentir unificado. O círculo interno, atuando como um Ser Único irá, ao invés de separar as mãos ao levantá-las para o Coração único como antes, irá continuar a segurar as mãos ao levantá-las para cima e por sobre as cabeças do círculo externo, formando assim um círculo externo novo e separado. Este círculo irá abaixar suas mãos juntas e rodar para a direita enquanto o círculo interno roda para a esquerda.